Torta de Chocolate Simples

Essa receita é também de Jamie Oliver, a tal torta de chocolate que eu queria postar desde o post passado. Pois é, tô postando agora. Vocês não vão mais ter que depender de suas imaginações para fazer aquele recheio... Não reparem, animada por May, dessa vez eu me dei o direito de interagir um pouco com a receita... hehehehe
--
Torta de Chocolate Simples
Essa torta de Chocolate é ótima para aqueles ataques "chocólatras" que acontecem de repente, pois é preparada rapidamente (também depois de você perder umas 250 horas fazendo a tal massa podre, queria mais o que??). Eu acho que ela pede uma base de massa um pouco mais grossa (para nós, pessoas toscas, é bom!!! Você faz a massa de 2,5 cm e diz que foi Jamie Oliver que mandou!!! É pra dar um toque rústico nunca se esqueça disso). E, quanto melhor for o chocolate que você comprar, melhor será o sabor.

Ingredientes:

1 base de torta assada (deixa de preguiça e olha o outro post!!
315ml de creme de leite integral
2 colheres (sopa) rasas de açúcar branco refinado
A menor pitada de sal possível (não, eu não inventei isso...)
115g de manteiga amolecida (o que o único tipo de manteiga que você acha em Salvedor, entonces, nem se preocupe...)
455g de chocolate para cozinhar de melhor qualidade - 70% de cacau, aka chocolate amargo- em pedaços (você só acha esse chocolate na Perini por apenas 14,50, cada 100g... e a torta fica bem amarga, por isso, eu que não estou por com 60 contos pra fazer uma torta, compro uma barra do chocolate caro - para fingir que tô seguindo a receita - e o resto eu compro chocolate meio amargo mesmo, porque, vocês sabem, em Salvador não existe chocolate amargo sem ser esse barato da perini...)
100ml de leite
Cacau em pó para polvilhar


Modo de Fazer
Ponha o creme, o açúcar e a pitada de sal em uma panela, e leve à fervura. Assim que o conteúde ferver, retire do fogo e adicione a manteiga e o chocolate. Mexa até eles derreterem totalmente. Deixe esfriar um pouco, misturando o leite frio até obter um creme macio e brilhante. Às vezes esse creme fica com aspecto de que rachou. Deixe esfriar mais e bata rapidamente, acrescentando um pouco de leite frio até ficar cremoso. Com a ajuda de uma espátula, coloque toda a mistura dentro da base de massa assada e fria. Dê uma sacudida na torta para distribuir o recheio uniformemente e deixe esfriar por cerca de 1 ou 2 horas até ficar à temperatura ambiente (1 ou 2 horas??? Ele não disse que era rapidinho?). Polvilhe com o cacau em pó. No final de tudo, a massa deve estar se desmanchando na boca e o recheio deve ficar cremoso e cortar como manteiga (manteiga em país frio, não em Salvador, que manteiga em temperatura ambiente=líquido amarelo gosmento)
--
Fonte: Jamie Oliver - O Chef Sem Mistérios
--
Dá certo, mas se você for canguinha que nem eu, e usar o chocolate amargo, se prepare para colocar na geladeira porque, acredite, ele ficará meio molenga se você não colocar. Da vez que eu fiz ele com o chocolate amargo mesmo (bons tempos que a gente comprou chocolate barato e bom na Europa) ele ficou com a consistência bem mais firme. Mas, se você assumir seu lado pobre, a geladeira resolve o problema na maior!!! Particularmente eu gostei mais da receita com chocolate meio amargo, porque eu gosto de coisas mais docinhas, mas é muito bom de qualquer jeito!!!

2 comentários:

Rob disse...

Fiz ontem e uma dica que acho sempre bom: a estimativa de tempo. Esse recheio é praticamente instantâneo, ou seja, deixe a massa já assada e tire ela e espere esfriar. Qnd ela estiver fria vc faz o recheio pq, sério, é mais rápido que miojo. Fim com uma barra de 70% e o resto com chocolate meio amargo Hershey's. Ficou boa, mas sugiro que comprem chantili. Acho que deve ficar bem legal com chantili. É que a torta não é doce realmente, o que, sério, ninguém gostaria que fosse se vc pensar que fica um recheio grosso. Se fosse realmenete doce ia ser enjoativo pacas. Mas, anyway, fica, ainda que fazendo sem ser tudo com o chocolate 70%, meio sem grassa sozinha, faltando algo. Acho que esse algo é um chantili para ser colocado sobe a torta no prato.

Rob disse...

Ah, e já ia esquecendo. Assisti o capítulo de The Naked Chef e ele, na dele, coloca apenas uma barra de choolate amargão, um monte de cacau em pó, glucose de milho (ou seja, Karo) e derrete ao vapor. Fiquei muito me perguntando " pq diabos o livro com o mesmo nome do programa tem receitas diferentes?" Não são ingredientes difíceis de achar os que ele usa. E, sério, cacau em pó é bem mais barato que esse chocolate 70%. Apesar disso, como ele diz no programa que torta é uma coisa delicada que um erro de quantidade pode estragar sua torta, preferi seguir a receita já que no programa não diz metodicamente as quantidades. Se alguém quiser arriscar, publique o resultado.

Tecnologia do Blogger.