Torta Sonho de Valsa, ou Serenata de Amor, ou Ouro Branco, ou Surreal...

Ingredientes:
1 xícara (chá) de leite condensado
1 e 1/2 xícara (cha) de leite
3 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de amido de milho (você pode usar a Maizena, se você gosta tanto dessa marca! Não tem problema algum!)
6 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de creme de leite
Licor de Nozes ou Chocolate (opcional)
15 bombons tipo Sonho de Valsa, de sua preferência
Manteiga para untar
Como fazer:
Creme 1 - Leite Condensado
Unte com a manteiga, o pírex que vai utilisar. Não precisa ser, necessariamente, 1 colher (sopa) cheia. Dependendo do tamanho do pírex e do tamanho da torta que se pretende fazer, caso contrário, a torta pode ficar ainda mais gordurosa.
Numa panela, junte o leite condensado, o leite, a essência de baunilha, o amido de milho e 3 gemas (é!...é isso mesmo... você vai ter que separar a clara da gema dos 3 ovos. Mas não se preocupe! Você vai utilisar as claras! E nessa recita ainda!), e leve ao fogo, mexendo sempre (é sempre mesmo! Não desvie a atenção! De forma alguma! Nem mesmo pra untar o pírex! Faça isso antes. Caso contrário, o creme pode empelotar, criar bolinhas.), até engrossar. Depois que formo um crme homogêneo, despeje no pírex untado e deixe esfriar. Enquanto isso, prepare o creme 2, o de creme de leite.
Creme 2 - Creme de Leite
Em outra vasilha, você vai utilizar as claras que separou para batê-las em neve com o açúcar e o creme de leite, até adquirir a consistência de um creme homogêneo.
Bombons:
Quebre-os! Ou divida-os em quatro pedaços e molhe-os no licor. Você pode deixar um inteiro pra decorar, se preferir. Ou fazer como na foto.
Arrumação:
Despeje, por cima do creme de leite condensado, que já está no pírex, os pedaços de bombons, de modo que fique bem espalhado e não fique chocolate em excesso. Por cima, coloque o outro creme, o de creme de leite. Terminando ou com os bombons quebrados que sobraram, ou com um (ou uns) bombom(ns) inteiro(s). Decorando conforme lhe agradar. Agora é só levar ao congelador até que os dois cremes fiquem firmes. Daí é só tirar na hora da sobremesa e servir-se à vontade!
Receita com cara de ser deliciosa, né? Pois é! Também achei! Assim como achei que também seria fácil de fazer, mas não pra uma reles aprendiz de doceira amadora... Tentei fazer sim! Deu certo...quer dizer...mais ou menos! Afinal de contas, como separar a gema da clara? Boa pergunta! Quem souber comenta! Outro detalhe: se cair um poquinho só de gema no meio das claras, nunca vai ficar em neve, por mais que você bata! Outra coisa! Melhor mesmo é usar bombons, pois com chocolate, o chocolate fica duro, e não crocante, como ficaria o bombom... Bom...ao menos se for levado ao freezer... Aliás! Outra dica importante: não leve ao freezer! E sim ao congelador! No freezer, além de ficar muito congelado, empedrado, difícil de servir, tendo que retirar do freezer com antecedência, o chocolate fica duro! De qualquer forma, a idéia é que fique parecido com a foto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário