Risoto Milanês

Bom, essa receita é perfeita para quando na sua casa não tem NADA! Pois é, com apenas oito ingredientes (sendo que um deles é sal!) você se vira. É o risoto mais pateticamente fácil de todos, é sinceramente uma receita ridícula e você decora ela fazendo o risoto uma vez só. Pois é, mas quem é que não gosta de uma coisa fácil e gostosa? Vamos à receita. Ahn, e essa não tem deu certo, mas... porque não tem como dar errado!!!
Ingredientes (para duas porções):
1 xícara de arroz arbóreo
1 xícara de vinho branco seco
1/3 de xícara de queijo parmessão ralado
1/4 de xícara de manteiga
1/2 colher de açafrão (pois é, a receita não diz se é colher de sopa ou chá... como eu coloco na doida não sei dizer qual dos dois é)
1 cebola média picada
1 litro de caldo de galinha (eu geralmente não uso dois tabletes para fazer o 1 litro como manda na caixinha do caldo maggi, eu uso menos, para o gosto não ficar muito forte. Hoje eu usei 1 tablete e 1/4...)
Sal a gosto (bote bem pouco porque o queijo entra no final e ele é salgado!!!)
Preparo
1- (Na verdade, antes de tudo coloque a água com caldo de galinha para ferver...Se não você só vai ter água fria... E vai pegar cólera provavelmente!!) Frite a cebola na manteiga até ficar transparente (isso eu também ignorei, quem tem que ficar transparente é o arroz, eu fritei a cebola por um tempo, um pouco antes dela ficar dourada eu coloquei o arroz). Junte o arroz, mexa por um minuto (aí eu esperei ficar transparente...). Acrescente o vinho e deixe evaporar. Junte uma xícara de caldo de galinha quente (pois é, a receita não manda você colocar nada para esquentar... Acho que eles acham que a gente já tem o caldo pronto e não em tabletes...) e o açafrão. Mexa e deixe cozinhar.
2- Acrescente, aos poucos, mais uma xícara de caldo de galinha até o arroz ficar al dente (eu coloquei quatro, eu acho, mas vai depender de se o seu fogo tá alto ou baixo... O meu tava mais para o baixo.. mas não tava no mínimo. Mas na última xícara eu coloquei no fogo alto... Melhor você ficar provando toda vez que for colocar outra xícara de caldo de galinha). Junte o queijo, verifique o tempero e, se necessário, ponha mais manteiga e sal (eu nuna coloco sal em comida 'seca', eu coloco o sal na fase que ainda tá entrando o caldo de galinha). Sirva em seguida (ou espere 2 minutos como manda Jamie Oliver...)
Um comentário:
Oi!
Eu fiz a sua receita. Muito boa, mas, por mais estranho que pareça, eu tive que sair para comprar ingrediente...hehe. Não tinha açafrão. Uma dica para quem ainda for (e, por um acaso, ler os comentários): a meia colher de açafrão é colher de chá!!!
Mais uma coisa: eu fiz seguindo a sua receita, mas acho que poderia ser utilizado mais caldo de galinha. Não sei se o adequado seria 2 tabletes, mas é porque o açafrão tem um toque adocicado, eñtão, acho eu que, se você colocar um caldo com mais que 1 e 1/4 de talbete, talvez você consiga fazer o risoto chegar ao sabor mais adequado, sem precisar ficar acrescentando sal e provando para tentar reduzir o adocicado.
Bem. Voilá.
A Bientôt (francês é legal que dá um toque de chef, né? hehe)
Postar um comentário