Risoto de Linguiça e Cogumelo

--

Essa é mais fácil do que bater lesma em liquidificador, como diria nosso amigo Zezinho... Eu já fiz algumas vezes e nunca deu errado, ou seja, é impossível dar errado!

Ingredientes:

2 litros de caldo de carne
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de manteiga
200g de linguiça calabresa defumada fatiada
2 xícaras de arroz arbóreo cru
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
3 1/2 xícaras de cogumelo fresco (dá pra fazer com aquele de conserva, não fica tão gostoso, mas é bem possível. Nesse caso coloque cogumelo da sua cabeça se você tentar encher 3 xícaras de cogumelo em conserca você vai usar uns 3 potes de conserva...)
1 xícara de toamte seco picado (essa aí eu diminuo, porque se não fiac muito doce... na minha opinião de pessoa não viciada em tomate seco, obviamente...)
3 colheres (sopa) de parmessão ralado

Modo de Preparo:

1-Numa panela, aqueça o caldo até ferver. Em outra panela, leve ao fogo médio a cebola e metade da manteiga, mexendo, sempre até dourar ligeiramente. Acrescente a linguiça e frite por cinco minutos. (so far, so good...)

2-Abaixe o fogo, junte o arroz e refogue, mexendo sempre, até incorporar bem a gordura (aí eu uso a dica de Jamie Oliver, o arroz tá bom quando ele tá translúcido, sério dá pra notar! Não é dessas invenções culinárias tipo ponto de qualquer-coisa que você nunca saberá o que é realmente). Acrescente uma xícara do caldo de carne e continue mexendo. Tempere com sal e pimenta (se você for dos meus, o princípio para salgar qualquer coisa que esteja na água é: "quando você achar que tá bom coloque mais um pouquinho de sal!", pra mim funciona perfeitamente).

3-Vá juntando mais caldo, uma xícara de cada vez, à medida que for secando. Corte o cogumelo em fatia. Quando o arroz estiver quase pronto, acrescente o cogumelo e o tomate seco. Misture e cozinhe por 25 minutos (e isso que o arroz estava quase pronto... só mais 25 minutos... psh.. que receita troncha é essa?? Eu desconsidero legal esse negócio de 25 minutos, eu quero lá risoto papento?? e olha que eu sigo receita ao pé da letra, mas sério, essa aqui não mata ninguém desconsiderar os 25 minutos) ou até o arroz ficar macio (de novo técnicas Jamie Oliver: O arroz vai estar bom quando ele estiver esparramando um pouco prato, mas que ele ainda se mantenha coeso, quando ele estiver tenro, mas com uma leve consistência).

4-Retire do fogo, adicione a manteiga restante e o queijo parmesão. Misture, (técnica Jamie Oliver: Deixe descansar por 2 minutinhos... sério, o sabor "encorpa") transfira para uma travessa e sirva.

Dá sempre certo, não importa o que você faça, a não ser, é claro, se você deixar o arroz ficar papento... Arroz papento não presta, por isso não fique nessa de colocar a água toda ou deixar os tais 25 minutos, confie no que você tá fazendo e quando você achar que ele esparramaria coesamente pelo seu prato desligue o fogão e pronto! Pois é, se eu nunca errei, não serão vocês que vão conseguir errar, né??

Um comentário:

Mayra Oliveira disse...

Esse é realmente muito bom! Eu já provei! E, diga-se de passagem, aprovei também! Se bem que da vez que provei, foi feito sem cogumelo; por que será? ¬¬ Mas estava muito bom mesmo assim! Mas pra mim ainda é muito complexo! =P Ainda estou no nível sub-iniciante. =P Hehehe! Mas quem quiser testar seus dotes culinários, isto é, as pessoas que cozinham mais que a minha pessoa, pode fazer! E pode me convidar pra provar também! =P =] Quer dizer, só se não tivcer cogumelos...¬¬

Tecnologia do Blogger.