Massa Podre Doce



Vou inaugurar as receitas desse blog com o grande mestre Jamie Oliver (aka o único cozinheiro que explica os pontos nas coisas da maneira que nós, pobres mortais, conseguimos entender). Bom escolhi colocar aqui a receita da Torta de Chocolate Simples, mas para fazer ela vc têm que saber fazer a massa podre. E como a massa podre serve para uma cacetada de receita diferente, tô colocando ela separada da receita da torta. Aí vai!!
__
Massa Podre Doce
-
Ingredientes para fazer 2 fôrmas de torta de 30 cm:
250g de manteiga
200g de açúcar de confeiteiro
1 pitada média de sal
500g de farinha de trigo
4 gemas de ovos
4 colheres (sopa) de leite/água frios

Como fazer a massa:

Você pode fazer esta massa à mão ou em um processador de alimentos. Transforme a manteiga, o açúcar e o sal em um creme. Depois misture a farinha e as gemas, batendo mais um pouco (ou passe no processador de novo). Quando estiver tudo misturado, parecendo migalhas grossas de pão, adicione a água ou o leite frios. Dê umas batidinhas leves com as mãos e junte delicadamente os pedaços até formar uma bola de massa. Polvilhe ligeiramente com farinha, pressione, bata de leve e aperte dando um formato. A idéia é dar a forma de massa aos ingredientes, utilizando a menor quantidade de movimento. Assim ela ficará com uma consistência quebradiça e flocada (quanto mais você amassá-la, mais elástica ela ficará, fazendo com que encolha no forno e fique grudenta - aaah, isso não!)

Deixar Descansar

Normalmente eu enrolo a massa como se fosse uma salsicha curta e gorda. Depois eu a embrulho em papel celofane e coloco na geladeira para descansar por pelo menos uma hora.

Cobrir a fôrma

Corte sua massa o comprido em fatias finas (não tente fatiar massa congelada), com cerca de 5 mm de espessura. Pessoalmente, eu gosto dessa espessura, pois a torta fica mais delicada. Mas, se preferir, você pode deixá-la mais grossa, só levará mais tempo para assar. Acomode as fatias no fundo e nas laterais da sua fôrma de torta, ajustando-as como se fosse um quebra-cabeça. Depois simplesmente una os pedaços e nivele tudo. Para ajeitar as laterais, pressione com o polegar e retire o excesso de massa das bordas da fôrma, ou deixe sobrando um pouco - o que dá um aspecto bem rústico, mas eu gosto. Depois de cobrir a sua fôrma de torta, é necessário deixar a massa descansar novamente por pelo menos 1 hora, de preferência no congelador (eu sempre guardo a minha massa no congelador, pois ela fica bem conservada). Eu costumo cobrir duas fôrmas de torta e congelar uma para o dia seguinte. Você pode fazer mais se quiser, já que não gastará nenhum tempo extra. Apenas dobre a receita. É muito prático pegar uma torta no congelador, assá-la em alguns minutos e recheá-la com algo simples ou elaborado. E se uma visita aparecer ou você quiser preparar uma sobremesa bacana, isso tornará tudo mais fácil!

Como assar a torta

Para começar, eu sempre asso a base das tortas por cerca de 15 minutos a 180ºC, deixando a massa toda cozida e levemente dourada. Depois de ter esfriado completamente, ela poderá ser preenchida com qualquer recheio não cozido, como na Torta de mascarpone com frutas e na Torta de chocolate que, eu espero, serviram como uma base para você inventar e variar por conta própria.
Com recheios assados, como na Torta de amêndoas ou na Torta de creme de lima e limão, você terá que assar primeiro a massa vazia a 180ºC, por apenas 12 minutos, de modo que fique só levemente corada, mas inteiramente cozida. Outro modo bastante usado é forrar a base da torta com papel celofane ou papel manteiga e encher com grãos (você pode usar arroz, lentilhas, ervilhas, o que for). A idéia é comprimir os grãos firmemente para que eles impeçam que as laterais desmoronem. Asse por 5 a 10 minutos. Sim, é um pouco trabalhoso, e eu só costumo fazer isso quando estou em um dia de azar. Se você retirar a sua base de torta do congelador e leva-lá diretamente ao forno preaquecido, provavelmente não terá qualquer problema.
Após assar a torta vazia, acrescente o seu recheio e asse mais até ficar cozido.

Fonte: Jamie Oliver, O Chef Sem Mistérios

Deu certo, mas a minha torta ficou bem, como dizer, rústica... hehehe... E claro que não foi proposital. A massa ficou com quase um centímetro (eita exagero), mas, sério, ficaria melhor se fosse mais fina. Também achei aquela parte das batidinhas meio complexas, mas visto que a minha massa não ficou puxenta acho que fiz tudo certo... hehehe...

__

Um comentário:

Rob disse...

Fiz ontem a massa e a torta e, apesar de não ter ficado ruim, não ficou com a cara linda como a de Jamie. Algumas observações importantes são: esqueça toda essa confusão dessa receita dos grãos, faça com uma assadeira de fundo removível; Allie já fez a receita mais de uma vez da torta, mas não sei se fez a da massa mais de uma vez já que a massa rende duas assadeiras e ela fez a torta duas vezes. Anyway, não tenho dados para saber se é verdade absoluta ou não, mas para as minhas assadeiras de 30 Cm a receita da massa ficou pequena. Deu para uma, mas a segunda não deu para terminar a borda. Acho mais seguro fazer com assadeira de 28Cm.
Após isso tudo faço uma pergunta: Allie, na receita diz que ele enrola en celofane como uma salcicha pequena e gorda para descansar na geladeira. O que me deixou na dúvida foi pq como UMA fica gigante a salsicha...e nem lembra uma salsicha. Dividi em várias salsichas pequenas e gordas, mas obviamente, dessa forma as fatias ficam menores e dão mais trabalho para forrar a assadeira (pq como a massa é quebradiça, vc não pode ficar mexendo muito nela para juntar pq ela começa a partir). No fim das contas, é assim mesmo, em várias salsichas, ou é para fazer um rolo só mesmo? Apesar da pergunta, suspeito que fazendo com várias seja mais rápido, pq a massa gelada é mais fácil de manusear. Ou seja, se for um rolo gigante, acho que vai ter que deixar muito tempo na geladeira se quiser que a massa fique gelada até o centro.

Tecnologia do Blogger.